quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Eid al-Adha


Quando você trabalha numa escola internacional, você as vezes se esquece de onde você está morando. Primeiro, você não fala árabe no trabalho, que é o lugar onde você passa a maior parte do seu dia. Ainda que a escola tenha muitas pessoas nativas, eles falam a língua da escola - inglês, no nosso caso. E também, você vive nesse ambiente da "terceira cultura", como os antropólogos chamam. Essa mistura de culturas: não a cultura local, não a sua cultura, não a cultura oficial - que seria a cultura americana, no nosso caso, só porque a gente sua o currículo escolar americano.

Aí, você dá de frente com uma cena destas:


E você se lembra: ah... é mesmo... estou no Oriente Médio. E o Eid al-Adha tá chegando (não é só porque é Oriente Médio, que você vê algo assim todo dia. E, a propósito, no Brasil, eu via, as vezes, umas cenas parecidas, perto de onde a casa dos meus pais fica. Como nós, belo-horizontinos dizemos: BH é uma grande roça! rs).

Hoje é o primeiro dia de Eid al-Adha. Significa "Festa do Sacrifício",quando os mulçumanos celebram o fato de que Deus providenciou um carneiro para Abraão, de modo que ele pode poupar seu filho Isaque de ser sacrifícado. Você encontra a narrativa em Gênesis, um livro sagrado para judeus, cristãos e mulçumanos, mas a prescrição do Eid al-Adha vem do Alcorão.

Há uma oração especial para o Eid al-Adha e as pessoas devem colocar suas melhores roupas para fazê-la. Além disso, os carneiros da foto são para o sacrifício. Se você tem dinheiro para comprar um animal (que também pode ser uma vaca, uma ovelha, um camelo ou uma cabra), você vai sacrificá-lo. Um terço é para você e sua família, um terço para seus amigos e parentes, um terço para os pobres.

De acordo com uma informação encontrada na Wikipedia, "apenas no Paquistão, quase 10 milhões de animais são abatidos nos dias do Eid, custando mais de 3 bilhões de dólares americanos". Um dia santo é também uma possiblidade para um cessar-fogo, quando você tem uma guerra acontecendo ao seu redor,como na Síria. Infelizmente, uma trégua oficial não significa que ela vai realmente acontecer. Você pode conferir sobre a situação da Síria no site da Al Jazeera (em inglês).

Para mais informação sobre as tradições e práticas do Eid al-Adha, confira o artigo da Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.