domingo, 8 de abril de 2012

Feliz Páscoa!!!!

Se houve alguma coisa que meus pais fizeram questão de ensinar é que Páscoa não tinha nada a ver com o comércio e/ou o consumo de chocolate. No Brasil, nós não temos muitas tradições de celebrar esta data, então eles não repuseram nada a única tradição espalhada por este país, que é a de pagar 120 reais por kilo de chocolate em formas de ovos de chocolate - um preço que se você pensar bem, você não pagaria pelo kilo de comida nenhuma.

Então, com o verdadeiro sentido da Páscoa em mente e a maturidade chegando, resolvi ir atrás das tradições que enriquecem os rituais da vida, como as datas festivas.

Eu poderia escrever um gigantesco post sobre todas as tradições que eu aprendi, mas além das comemorações religiosas em comunidade (as mais importantes), existem as tradições relacionadas a comida. E eu não estou falando nem de chocolate, nem de bacalhau.

Como não descobri as tradições gastronômicas brasileiras (se é que elas existem), vão as importadas mesmo. Uma delas é o "Simmel Cake", um bolo inglês de frutas secas coberto e recheado com marzipan (que é uma "massa" de amêndoas). O bolo é decorado com onze bolinhas que representam os onze discípulos presentes na ressurreição e um enfeite ou bola maior, que representa Cristo. Bonito, né?

Como não existe marzipan para comprar em BH e eu não me atrevo a fazer sozinha, eu cubro meu bolo de ganache de chocolate amargo e coloco onze ovinhos de chocolate (incrivelmente, as bolinhas de chocolate são bem mais caras). Esta é uma foto do meu "Simmel Cake":


Por favor, levem em consideração de que isso não é um blog de culinária com fotos profissionais... ;-)

A receita é ingleza de verdade e nem foi tirada da internet... =P Ainda bem que é só uma vez ao ano que eu como um pedaço de bolo desses. [rs]

E como não podia deixar de ser, ouçam um fantástico J.S. Bach para celebrar com tudo que a gente tem direito!!!!



Um comentário:

  1. Querida Luciana,

    Li e ouvi tudo, gostei e fiquei com água na bôca com essas receitas deliciosas, e feliz com sua boa recepção.

    Continuo orando por sua boa adaptação e aprendizado da língua.

    Grande abraço,

    Tonica

    ResponderExcluir

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.