quinta-feira, 4 de julho de 2013

A Maior Vitoria

Tô morando fora, mas não em outro planeta, então eu sei que o Brasil ganhou a Copa das Confederações. Mas sem aquela febre de futebol coletiva e com tanta comoção social e política do lado de cá, fica difícil ficar lá muito animada. 

Essa é a minha foto preferida da vitória: 



Agora, empolgadíssima e super feliz eu fiquei é de saber que meus companheiros & companheiras, irmãos & irmãs resolveram ir as ruas - não dá mais pra ficar calado com tanta corrupção. E aí a gente se vê do lado de cá, dando uma de analista político da situação no Brasil. As pessoas estão curiosas de saber porque os Brasileiros estão tão nervosos. Afinal de contas, especialmente aqui, nosso país é visto como uma das nações mais ricas, tem uma economia que cresce como adolescente bem alimentado e nosso ex-presidente Lula é visto como um modelo a ser seguido pelos presidentes no futuro. 

Chato, mas a gente tem de explicar que não é nada disso: há uma concentração de renda absurda, muita corrupção, impostos altos, serviços péssimos. E explicar que a Copa do Mundo, ao invés de ser um mar de felicidade para uma nação obsecada com futebol, foi a gota d'agua, quando a gente vê que nosso suado dinheiro foi gasto em obras super-faturadas, mas a população nada ganha com os estádios cheirando a plástico novo. 



Na Copa do Mundo estarei aí, torcendo pelo Brasil: por mais dignidade de vida para todos nós. \O/ 

Nesta parte de cá do mundo, o povo egípcio anda celebrando a queda do (ex-) presidente Morsi - dois anos e meio depois de que Hosni Mubarak, ditador por décadas, foi deposto e um ano depois de eleger o próprio Morsi. 


Vendo esta fotografia histórica, fico a pensar qual é a maior vitória para este povo que já tanto sofreu. Aqui o patriarca copta Tawadros II e o Grã-Xeique de Al-Azhar endossam a derrubada de Morsi pelo exército egípcio. A Igreja Copta é a maior denominação cristã no Egito. E Al-Azhar? Bem, Al-Azhar e o centro acadêmico e religioso do mundo mulçumano. 


Peço a licença desse grande e corajoso povo egípcio para dizer que brasileiros & egípcios tem algo em em comum. =P 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.