domingo, 7 de julho de 2013

Política Com Crianças

Vocé se sente mais confiante quanto ao futuro da humanidade quando você ensina TCKs. É a aula de Estudos Sociais e um estudante expressa sua perplexidade:

- Professora, meu pai me contou que os sírios estão lutando contra os sírios. Eu não entendo. Como pode?

Cinco pares de olhos arregalados. Ninguém nem pisca.

- Bem... você se lembra o que aconteceu aqui há alguns anos atrás, como as pessoas não gostavam do presidente e foram às ruas pedir a ele pra sair.

Todos eles se lembram muito bem. Todos eles viveram o momento - os tempos difíceis, a comemoração por ver um sonho se tornar realidade.

- O povo sírio queria o mesmo lá. Eles não gostavam do presidente e queriam que ele saísse. Mas aqui o presidente saiu, enquanto que lá o presidente se recusa a deixar o poder. Então as pessoas então lutando.

- Minha avó disse que isso não é verdade! - retruca a aluna síria - Nós não podemos acreditar em tudo o que a TV diz, porque eles estão contando mentiras!

- Talvez você possa nos contar o que está acontecendo lá - eu peço.

- Bem, é verdade que muita gente não gosta do presidente e que muitas pessoas queriam que ele saísse, mas também tem gente que gosta dele. - A voz dela fica animada. - Minha avó gosta dele. Nós amamos nosso presidente. A gente quer que ele fique!

- Sério? - Eu sinto como se estivesse ouvindo a maior fofoca histórica do ano.- Então sua família apóia o presidente Assad?

- Sim, nós todos o amamos!

Tento conectar a expressão arrebatadora de afeto de uma garota de 9 anos de idade por um presidente, o qual ela nunca viveu sob seu governo, com o tema mais amplo da nossa matéria:

- Você entende agora porque os sírios estão lutando contra os sírios? Tem gente que quer que o presidente saia. Tem gente que gosta dele, como a família dela. Então, eles estão lutando um contra o outro.

- E agora eles estão tendo uma guerra! - responde meu aluno curioso.

- É, quando as pessoas de um país lutam contra os seus con-cidadãos, nós chamamos isso de Guerra Civil. Isso também aconteceu nos Estados Unidos, quando...

Sinto-me segura, de volta ao conteúdo da matéria e a História do livro didático.

Pobre aluna síria. A maioria dos parentes vive na Síria e, qualquer que seja o lado que eles apoiam, eles enfrentam a truculência de uma guerra que sabemos pouco a respeito. A professora aprendeu duas lições com a aula:

1 - os punks estão certos: nunca confie na impressa;
2 - sempre ouça primeiro àqueles envolvidos nos problemas que você está falando a respeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.