domingo, 28 de julho de 2013

Rock N' Girl

Human Rights Watch denunciou que houveram 91 casos de assédio sexual na Praça Tahrir desde a explosão dos protestos que começaram no dia 30 de junho e culminaram na queda do ex-presidente egípcio, Mohmmed Morsi.


Por que isso acontece? É só machismo ou o quê? Mulheres são vítimas assédio nas ruas diariamente, então o que há de tão extraordinário? 

Dois anos e meio atrás, quando Mubarak, o ex-ditador foi deposto, havia um sentimento de unidade e equalidade. Cristãos e mulçumanos, homens e mulheres, pobres e ricos estavam todos junto buscando os mesmos alvos, expressos no lema da Revolução: Liberdade, Pão e Justiça Social

Entretanto, Aalam Wassef, coordenador da ONG Operação Anti Assédio Sexual, explica: "Assediadores estão mirando as mulheres com o intento de fazer a Praça parecer ameaçadora e insegura". Reem Labib, voluntária da mesma organização acrescenta: "As mulheres egípcias são alvo de abuso diariamente, entretanto assediadores organizados na praça utilizam a violência para mirar não apenas as mulheres, mas também a revolução. Eles usam tanto a violência fisica, quanto a psicológica contra os manifestantes na praça". 

Há tanto a dizer sobre o assunto, mas eu tenho que começar, esclarecendo que, como uma brasileira, a situação não é muito diferente no meu país natal. As nuances podem ser outras, mas é muito vivo em minha mente o sentimento e o conhecimento de que ser uma mulher no Brasil, não é apenas dificil, mas as vezes também é uma maldição. 

Que fique claro: celebro ser uma mulher e, portanto, aqui vai uma música para a festa: Orianthi é uma excelente guitarrista, cantora e compositora: 


Fonte das citações e informações mencionadas (em inglês): Hands OffAt Least 91 Cases of Sexual Harassment in TahrirUN Women Class for Firmer Stance on Sexual Harassment

Um comentário:

  1. Só assim para ter notícias suas, amiga sumida! Eu fico preocupada... e com saudade!

    E celebremos as mulheres! :)

    Beijo!
    Angélica.

    ResponderExcluir

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.