sexta-feira, 20 de julho de 2012

Diário do Ramadã - #1


Ramadã é o mês mulçumano do jejum. Você deve estar se pergunto por que, se eu não sou mulçumana, estou escrevendo um Diário do Ramadã. É porque o Ramadã não é algo que você pratica se tem vontade. Não é como a Quaresma, nos países ocidentais, na qual você até acha que pode escolher o que é que você vai viver sem no período de jejum (como, comer carne, mas abster-se de chocolate, porque você é chocólatra e vai ser muito mais difícil de viver sem cacau nas suas veias do que sem carne - pelo menos essa é a desculpa comumente oferecida, se alguma é pensada). O Ramadã é obrigatório. Portanto, começando hoje, o mundo tem uma grande parte de sua população em jejum. Pode influenciar mais a nossa vida, do que você e eu jamais pensamos a respeito. ;-)

Agora, já que estou vivendo na tal de MENA (sigla para Oriente Médio e Norte da África), isto vai influenciar, mudar e desafiar a minha vida diariamente - afinal de contas, um país inteiro está jejuando. Você tem idéia do que isso significa? Eu ainda não tenho, mas estou prestes a descobrir. E já que o propósito deste blog é compartilhar esperiências cotidianas, eu pensei que seria interessante compartilhar com os amigos algumas novas compreensões, surpresas, curiosidades, e o que mais acontecer. Vou tentar escrever todos os dias, pelos próximos 30 dias, então, fique de olho.

Se você ficou interessado no tema, você pode ler um pequeno artigo no site da Al Jazeera (em inglês). Se você quiser mais informação, ou não lê em inglês, visite a Wikipedia em português.

Para deixar bem claro, não é minha intenção, nem promover, nem combater o Ramadã. Vamos ter uma mente & um coração abertos e estar abertos aos diálogo & a tolerância. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.