domingo, 22 de julho de 2012

Diário do Ramadã - #3


As Olimpíadas estão chegando e eu fiquei pensando como é que os atletas mulçumanos iriam lidar com o jejum. A Al Jazeera publicou uma reportagem interessante sobre o tema (em inglês):




Se você não conseguiu entender muito bem, os pontos principais:

  • É a primeira vez em 32 anos que o Ramadan cai no meio do verão e coincide com as Olimpíadas; 
  • Maher Abu Rmeileh, judoca palestino, disse que estudiosos foram consultados e afirmaram que, se você está representando o seu país em uma missão, então você está liberado para acrescentar os dias que você perdeu, quando retornar, afinal o Ramadan é jejum e oração; 
  • Para aqueles competindo num time, além de pensar na performance própria, é preciso considerar como o jejum de um jogador, pode influenciar na performance coletiva. Darren Cheesman, jogador britânico de rockey, afirma que sempre jejua o máximo que pode durante o Ramadan e que se percebe que o jejum está afetando o time, come e bebe alguma coisa, com o cuidado de acrescentar os dias perdidos no final. 
  • As seleções do Egito foram todas oficialmente liberadas do jejum durante o período dos jogos; 
  • Matt Lovell, nutricionista de atletas de alto nível, afirma que jejuar pode alterar drasticamente de modo negativo a performance dos atletas (especialmente pela atividade em si ser altamente dependente da ingestão de carboidratos e da hidratação), afirmando que estes nem estariam de fato na competição, principalmente se eles se abstém de comida e bebida. 
Mas de modo geral, parece que o mesmo princípio aplicado às grávidas e às pessoas doentes pode ser aplicados aos atletlas (comentário meu). 


Um comentário:

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.