quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Diário do Ramadã #14


Tô tentando não reclamar do trânsito de novo... Desta vez, depois do Ifar, quando todo mundo parece ir as ruas fazer qualquer coisa.

Ao invés disto, escreverei sobre o Ramadã durante estações diferentes.

Nunca vi a aurora aqui. Mas eu sei que todos os dias, por volta das 5 da manhã, os raios do sol entram pelas frestas das janelas e me acordam gentilmente. O apartamento fica inundado de luz todas as manhãs. Aí, depois das 19:00 o sol se põe. Não fica escuro antes das 8, entretanto. 


Então, você tem o suhur antes da aurora - uma primeira grande refeição. Daí, quando a luz do dia se vai, você quebra o jejum com tâmaras ou água, antes do Iftar. Com 40ºC durante o dia. 


Ramadan no verão é duro. 

Mas eu tenho uma pergunta: se durante um mês, os mulçumanos devem jejuar da aurora até o por do sol, como els fazem se vivem na Finlândia, ou na Suécia, onde, por alguns dias o sol nunca se põe? 

Um comentário:

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.