sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Diário do Ramadã #26


Há um lugar que eu realmente gosto aqui. É o serviço de imigração. Quão diferente é das demais partes da cidade. Embora as mulheres ainda partipem da esfera pública aqui - como cantoras, estrelas da TV, apresentadoras do jornal noturno e caixas de supermercado - o setor público são os lugares mais favoráveis às mulheres. Nestes lugares, as mulheres geralmente não recebem menos que os homens e são mais bem vindas que na iniciativa privada.

Então é sempre um prazer ir a imigração. Todas aquelas mulheres de veu a gargalhadas durante o café da manhã, gritando com os homens que estão do outro lado do balcão de atendimento e dizendo a todo mundo pra obedecê-las. Fale sobre "empoderamento" das mulheres... Eis um lugar em suas vidas em que elas tem poder - e melhor ainda, elas sabem que tem.

Como foi diferente pedir por um visa durante o Ramadã. Sem mau humor, mas também sem café da manhã juntos, para começar. Tente imaginar: o horário de funcionamento vai das 8:00 as 14:00, mas esteja certo de que as oito, todos eles e elas estarão sorvendo seus chás e comendo aish baladi com algo dentro: pode ser queijo feta, feijão, pepino ou ovos. Eles estarão esperando pelos oficiais trazer os documentos, com os quais elas vão trabalhar, com riso e um animado bate-papo. É claro, que não durante o Ramadã.

Nestes dias você tem salas bem tranquilas. Todos os funcionários públicos estão esperando pelos papéis e eles não tem muito o que contar aos outros. Sem sorrisos. A mulher que sempre me atende estava até educada desta vez. Justiça seja feita, parace que os estrangeiros estavam mais educados com ela também - era como se a energia de todo mundo tivesse ido embora.

Tomara que da próxima vez o lugar esteja cheio de vida de novo. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.