quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Diário do Ramadã #25


Hoje escreverei o post mais sombrio desta série sobre o Ramadã. Não que tenha acontecido comigo. E, na verdade, provavelmente não tem a ver com o Ramadã per si - qualquer grande evento nacional teria as mesmas consequências. Mas como alguém pode ler todas estas notícias sobre países na mesma região do mundo e não se sentir tocado? Principalmente numa época em que, apesar do mau humor das pessoas por causa de um jejum rigoroso num tempo em que reina o Narcisismo, os crentes deveriam ser mais generosos, apoiar mais uns aos outros.

Irã enfrenta a tragédia de um terremoto. Não apenas a resposta governamental é lenta... (como são a maioria das coisas durante o Ramadã), mas todos aqueles que foram feridos gravemente precisam de transfusão de sangue. Como doar sangue, porém, se você está jejuando?

E os afegãos, que tiveram sua cota de sofrimentos nas décadas passadas, agora são alvos dos ataques mais loucos. Parece que se tornou moda explodir bombas em mercados lotados de gente gastando o pouco dinheiro que tem para celebrar o Eid (o dia depois que o Ramadã termina).

Não é de chorar e tremer?

As notícias foram publicadas pela Al Jazeera. Você pode ler sobre o Irã aqui e sobre o Afeganistão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.