domingo, 12 de agosto de 2012

Diário do Ramadã #22


Pode dar uma falsa impressão de que o Ramadã é só jejum disso e jejum daquilo. E, de certo modo, como uma não-crente, minha vida é afetada - se é que é afetada - por causa do jejum e suas consequências no trânsito e no transporte público.

Entrentato, com certeza não é tudo sobre comida e bebida. Se você vai observar o Ramadã, você deve aumentar o número de orações e também a leitura/recitação do Alcorão.

[COMENTÁRIO PARALELO:] [Eu sei que existe uma grande discussão sobre orações no Islã, mas eu sou a última pessoa do mundo a discutir a diferença entre Sunitas, Shiitas etc.]

Os mulçumanos tem cinco horas de orações obrigatórias. É realmente horas de oração, porque se deve orar em horas pré-determinadas do dia. Elas são:

1º - Fajr, da madrugada ao nascer do sol;
2º - Zuhr, após o meio dia, até Asr, que é a próxima hora;
3º - Asr, a tarde;
4º - Maghrib, depois do por do sol ou anoitecer;
5th - Isha, do anoitecer até a madrugada.

Importante: oração não signfica apenas fechar os seus olhos ou recitar algum poema ou alguns versos. Now, prayer, it's not only to close your eyes or quietly recite some poem or verses. Há toda uma prescrição para orar, incluindo a preparação, a postura e o lugar.

O que isso tem a ver com o Ramadã? No Ramadã deve-se orar mais.Então as pessoas acrescentam outra hora de oração: o Tarawih, uma oração congregacional extra a noite. Então, depois de quebrar o jejum, vê-se muitas pessoas se direcionando às mesquitas.

Tarawih é um jeito interessante de matar dois coelhos numa cajadada só. Durante as orações, 1/30 do Alcorão é recitado. O que significa que no final do Ramadã, você terá recitado todo o Alcorão, além de ter orado um bocado a mais.

Se você quer saber mais detalhes ou ir mais a fundo no assunto, veja o verbete da Wikipedia para as orações acima mencionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.