sábado, 4 de agosto de 2012

Diário do Ramadã #16


Outra coisa que também muda no Ramadã é o horário do comércio. As lojas não abrem de manhã, as vezes também não à tarde. Eu vivo numa metrópole 24/7, mas é inacreditável como a noites ficam ainda mais mais "acesas" com alegria, conversas, pessoas nas ruas, buzinas e... música. Eu vivo num bairro tranquilo ('tranquilo' para os padrões locais), mas um dos vizinhos sempre sai a rua a tocar seu pandeiro (não tem churrasco com pagode aqui não) no meio da noite. É claro que com tanta animação a noite, pra que se preocupar com negócios durante o dia?

***

Bem, por hoje é isto sobre o Ramadã. Mas a Beta perguntou nos comentários sobre os mulçumanos poderem fumar e eu prometi a ela uma resposta. Então aqui vai uma resposta rápida de uma "outsider" (se você estiver procurando uma pesquisa detalhada sobre o tema, vá ao Google, leia um livro ou pergunte a um professor universitário). 

Tabaco era usado no continente americano há anos antes dos europeus chegarem, mas sua disseminação e comercialização como cigarros começou apenas no século XVI, depois da presença deles. Portanto, como outros Livros Sagrados, o Alcorão não legisla especificamente sobre seu uso, porque foi escrito no século VII e os crentes devem procurar por princípios que os guiem em relação a esta questão. 

O tema é obviamente muito controverso: aqueles que são contra, dirão que é proibido porque prejudica sua saúde, não faz bem a você, nem aos outros, é um sinal de decadência moral etc. Aqueles que são a favor dirão que não há nada claro no Alcorão sobre isto e que o vício seria o pecado, não fumar propriamente dito. Na verdade, há uma fatwa (novas decisões legais feitas pelos estudiosos islâmicos), que proibe o uso do tabado. 

Entretato, o fato é que, proibido ou não, as pessoas aqui fumam um bocado. ;-) 

Não poderia escrever tudo isso a partir do meu próprio conhecimento, é claro. Além da Wikipedia, as fontes usadas foram: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.