sábado, 18 de agosto de 2012

Diário do Ramadã #27


Hoje é o último post sobre o Ramadã. Porque o mês de jejum termina hoje.

Amanhã - e depois de amanhã - vai ser feridado aqui (lembre-se, final de semana aqui é sexta-feira). O feriado é chamado Eid ul-Fitr. Significa algo como "Festividade pelo Fim do Jejum". Me contaram que as pessoas vão celebrar nas ruas e se divertir. Infelizmente, também li nos jornais que o assédio às mulheres aumenta consideravelmente durante o Eid. Parece que é tão sério que um movimento feminista local vai promover patrulhas nas estações de metrô.

Eu pensei que um bom motivo pra orar a respeito é pedir pelo fim do assédio sexual. E, porque não vai terminar de repente, pedir para que nós, mulheres, aprendamos a manifestar contra o assédio, e que a gente não se sinta culpada ou desvalorizada por causa dele.

O curta a seguir trata do problema. Está em árabe, mas eu tenho certeza de que você vai enteder tudinho: o assédio, a voz interior acusando-a, a vergonha, o sofrimento e o estágio final quando ela se MANISFESTA. Haverá um ponto final.




Como está no final do vídeo:

você não está elogiando
você está assediando
seu silêncio o permite. manifeste-se. 

Esta é a minha oração e celebração do Eid.

Você pode ler o artigo da Wikipedia sobre o Eid AQUI.

PS: eu ia escrever um post sobre o Eid comentando sobre todos os maravilhosos biscoitos que apareceram na padaria e sobre como os mercados estão cheios. Mas como, se eu abro o jornal (eletrônico) e uma página leva a outra sobre o assunto que eu escrevi? Definitivamente, não sou eu a pessoa a ficar calada, certo?

PS2: uma bomba em Herat, Afeganistão, mata 12 civis. Taliban dizendo Eid Karim! (Eid generoso) - eles afirmam que a matança dos útlimos dias é a mensagem do Eid deles. Não que eu vá racionalizar em cima de disto, mas acho que hoje eu estou me sentindo a la John Lenon: Eid Mubarak (Eid feliz), War is not Over. 

Um comentário:

  1. Lu,

    Como é legal ler seu blog
    A cada acesso meu conhecimento sobre a cultura árabe aumenta

    Obrigado por compartilhar conosco suas aventuras

    Bjão

    ResponderExcluir

Queridos viajantes, seu comentário será publicado se for julgado seguro e pertinente. Se seu comentário não for publicado, pode ser que eu tenha entendido que era uma mensagem pessoal e não pública. Fiquem sabendo que leio todos os comentários e aprecio TODOS eles. Seu apoio e seu carinho me motivam a dar mais um passo - sempre! Grande abraço.